Homens e mulheres muitas vezes têm dificuldade de dialogar. A falta de uma boa conversa pode gerar péssimos resultados em um relacionamento. Ele não me escuta, a divisão das contas é injusta, quase não saímos, acho que ele me trai, etc. Essas e outras reclamações, comuns em mesas de bar, poderiam ser resolvidas (ou não), com diálogo e mudança de atitudes.
Em busca de melhor compreensão sobre o tema, lancei uma pergunta a algumas amigas, que contribuíram de forma valiosa.
A pergunta foi: Vocês acham que os homens são menos comunicativos que as mulheres? Sim ou não? Por quê?
Seguem algumas respostas.
A sensata com o amor: Depende. Eu acho que cada pessoa tem suas características específicas, independentemente do gênero. Mas, como vivemos em uma sociedade machista, os homens muitas vezes são criados para esconder emoções e nunca confrontar e lidar com o que sentem, pois isso é “coisa de mulher”, o que acaba criando o estereótipo.
A romântica desiludida: Sim. Porque eles são mais diretos, e não querem desenvolver o assunto. Eles prometem que vão desenvolver, mas não desenvolvem.
A divertida que ligou o foda-se: Não. Acho que os homens são menos comunicativos COM as mulheres. Porque quando estão entre si, eles se comunicam que é uma beleza. (essa aqui é a MELHOR!!)
Brincadeiras à parte, acredito que se falarmos com mais 200, 2.000, ou 2 milhões de mulheres, ainda assim encontraremos respostas muito semelhantes. As categorias são claras. E a experiência mostra. Os homens têm uma tendência estranha a:
1- falar pouco e deixar a mulher confusa; ou
2- falar demais e ouvir pouco; ou
3- falando pouco ou muito, só escutam o que querem; ou
4- com os amigos, comportam-se de outro jeito totalmente diferente (o que pode ser irritante)
E você, o que acha? Já esbarrou em uma dessas situações? Reflita. E se quiser, pode deixar aqui seu comentário.
Saiba mais sobre o Blog Falando da Vida aqui.